Uma pequenina referência a uma grande personalidade

Fernando Pessoa.



É comum muitas vezes falarmos de autores preferidos.

No entanto, quando me perguntam, acabo sempre por não referir este admirável escritor. Na realidade, isso não quer dizer que não seja uma das personalidades que mais admiro, mas considero que se encontra demasiado alto na minha consideração. Mais alto do que qualquer Top. Adoro Fernando Pessoa sem tirar nem pôr. Bastei ler uma vez o poema "Mar Português" para sabê-lo de cor e salteado. Não encontro palavras para descrever a minha paixão pela sua obra e mesmo por quem foi, deveras uma vida excêntrica e peculiar.
Enquanto vivo, apenas publicou "Mensagem", livro que evoca a sua visão mítica e nacionalista de Portugal. É uma obra-prima que, há alguns anos, li e fiquei completamente apanhado.

Hoje não vou falar muito de Pessoa, apenas queria registar que adquiri a seguinte biografia (infelizmente já não é distribuída):



Estranho Estrangeiro, de Robert Bréchon.
Diz-se ser a melhor biografia de Fernando Pessoa. Eu aceito a resposta de Alberto Caeiro:

Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.


Já me passou pela cabeça abrir um blogue sobre Fernando Pessoa, enfim a sua obra, a sua personalidade... Para verem o quanto me admira!
Algumas vezes... Apetece-me mudar outra vez o meu blogue... Ai, ultimamente nada me satisfaz! E se eu voltar a actualizar o aspecto do blogue? E se eu fizer um novo? E se eu puser mais coisas aqui? Não sou capaz de me compreender...

6 comentários:

A Respigadeira disse...

Gosto de Pessoa. Dos poemas. Da sua personalidade. Se um dia criares um blogue sobre ele, tens uma seguidora!!

Beijinhos

Ana Carolina disse...

Eu adoro ler Fernando Pessoa! Acho que a ideia de um blogue sobre ele é excelente. Mas acho também que podes publicar as tuas mensagens sobre Fernando Pessoa no teu blogue!

Alzira disse...

pensando bem...também o adoro e nunca o nomeio como meu autor preferido
beijos

Paula Abreu Silva disse...

Pedro, também admiro bastante Fernando Pessoa !

Vou dar-te uma outra sugestão de um site :
http://pessoa.mdaedalus.com
Por acaso, ainda agora publiquei no meu blog um post sobre este link ! ;)

Menphis, bigada pela dica ! ;)

Bjinhos

Pedro disse...

Clara,
;) obrigado pelo incentivo!

Ana Carolina,
ler Pessoa é SEMPRE um prazer. De qualquer maneira, pode ser que...

Menphis,
hum... Eça de Queirós era um boémio! Isso sem dúvida. Fernando Pessoa pode ser lembrado pela sua vida de tédio, mas eu diria que não é bem assim... Por causa de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e muitos outros. Por causa da sua personalidade tão complexa. Por, no meio da rua, sem qualquer razão, fazer de flamingo. Ou pelas cartas de amor a Ofélia, pela sua luta/vida literária, pela sua troca de personalidades (imagina o que é ele chegar-se ao pé de ti e dizer que Fernando Pessoa estava doente, por isso tinha de vir ele - Álvaro de Campos). Fernando Pessoa venceu o tédio através da sua personalidade, para mim excêntrica ;) Profissionalmente, foi uma pessoa muito vulgar, mas pessoalmente foi bastante peculiar.
Sem dúvida, o melhor poeta português, e também me reconheço bastante nas suas palavras (por isso nunca me canso). Quanto a mudanças, estou que nem posso, já nem sei que fazer com tantas ideias mas nenhuma satisfatória =PPP
Obrigado pelo site ;)

Alzira,
hehe não sou o único! ^^ (bem-vinda a este cantinho ;D)

Butterfly,
Obrigado pelo site! Quanto mais para pesquisar melhor. Tenho por cá a obra poética completa de Pessoa... Mas pelo site sempre é mais prático quando nos apetece ;)

Um grande abraço

anaaaatchim! disse...

Pedro deixas-me sempre empolgada em relação a Fernando Pessoa :) Tens muito jeito com as palavras, e deixas-me entusiasmada!
Quanto ao teu blog, ele é teu, é suposto moldar-se a ti, e crescer contigo, por isso deves fazer com que ele espelhe o teu ser... o de ontem, o de hoje, e o de amanhã :) Porque somos seres vivos e não estagnamos!