Misarela A Ponte do Diabo, de Padre António Fontes e Alex Gozblau


Visitei esta ponte de Misarela, no Norte, no concelho de Montalegre para os lados do Gerês. É espectacular, e talvez venha a postar algumas imagens neste blog sobre essa ponte.

Quando vi este livro, acho que nem pensei duas vezes: comprei.

É um livro infantil, mas uma lenda popular. Já conhecia a lenda, mas mesmo assim gostei de adquirir o livro, como recordação também.

Não só a escrita está muito boa como as imagens são excelentes. A lenda é muito interessante, e mais será se um dia vocês forem visitar essa ponte... ;)

Obra muito pequena, li em 5 minutos, mas gostei muito!
A lenda e o local são uns dos mais emblemáticos pontos de interesse no concelho de Montalegre, e sem dúvida valem a pena.

Encontrei aqui o texto do livro, que só não é integral por poucas frases! Para quem está interessado em saber desta lenda.

8 comentários:

Beatriz disse...

Que engraçado, a lenda não deixa de ter a sua piada. :) E nem sabia da existência dessa ponte! (não é que seja grande especialista em pontes mas enfim..). Mas ainda bem que falaste disso. Agora, quando for a Montalegre, olharei para a ponte com outros olhos. ;) beijinhos **

anaaaatchim! disse...

O livro parece espectacular! Sou doida por livros infantis e juvenis... e também por lendas :)

As ilustrações parecem fantásticas também... tenho pelo menos que o folhear a proxima vez que for à Fnac :)

flicka disse...

Também não sabia a existência da ponte Misarela... Agora com tua sugestão, fiquei curiosa com esta ponte e esta lenda. Um dia quando for a Montalegre, hei-de tomar uma atenção especial a esta ponte e comprar o livro ;-)
Gosto das ilustrações da capa!

ccc disse...

Gostei desta tua sugestão. Um livro diferente e refrescante que me fez ficar com vontade de conhecer a ponte e o local que a rodeia. Interessante :D

a disse...

Hm, não conhecia tal ponte, nem a própria lenda. hm.

Moura Aveirense disse...

Não conhecia, mas parece muito interessante!

Pedro disse...

Borboleta,
poucos devem conhecer, de facto, a ponte, embora aqueles que vão passear até Montalegre com certeza oiçam falar dela.
É uma ponte muito bonita, pois embora alguns possam pensar que é muito simples, no local é fenomenal, e insere-se numa paisagem de cortar a respiração... ;)

Anaaaatchim,
mais do que o texto, as ilustrações são quase uma base no livro =)
Não sei se o encontras na Fnac, creio que só mesmo se encomendares... E nem sei! Eu comprei este exemplar mesmo em Montalegre, um sítio com vários locais para visitar ;) (daria um bom passeio de férias!).
Também adoro lendas... =D

Flicka,
é pouco conhecida para quem não conhece a região. Mas vale a pena o passeio!
Na altura em que o comprei não tive a oportunidade de o folhear, pelo que não foi só a lenda que me atraiu, mas também a ilustração da capa (muito chamativa ;) ).

Sofia,
é diferente do que lemos no dia-a-dia, e uma curiosidade! Eu, pelo menos, gosto sempre de trazer lembranças quando saio, portanto não só me limito a postais, mas também a este tipo de coisas ;)
É muito interessante... E o local é mesmo bonito, vale a pena! (embora as ilustrações do livro não mostrem tanto o sítio onde a ponte se insere... =/)

Beatriz,
é muito normal que aqueles que ainda não visitaram Montalegre, ou nunca tenham lido nada sobre, conheçam a história ou o local, mas é muito giro! ;)

Moura Aveirense,
primeiro, bem-vinda!
É mesmo muito interessante, se um dia fores a Montalegre passa por lá e... compra o livro =D

Um grande abraço

Antunes Ferreira disse...

Boas

Passei hoje por aqui para vos dizer olá! E ver como vão as coisas. Pelo que vejo, felizmente bem. Repito: gosto deste blogue. Virei cá sempre que puder pois entendo que o mereces – e dá-me prazer.

Espero também que voltes ao meu Travessa do Ferreira. Ou que o visites pela primeira vez. Ficarei, podes ter a certeza, muito satisfeito.
Qjs Abs