A Cidade dos Deuses Selvagens, de Isabel Allende

Um história emocionante e comovente que prende da primeira à última página e que alerta para os problemas ecológicos e o drama terrível da extinção das tribos índias da região do Amazonas.
_____________________________________________________________________________________

De Isabel Allende já li "Zorro - O Começo da Lenda", e gostei bastante. Ainda estou para ler "A Casa dos Espíritos" e "Retrato a Sépia".

"A Cidade dos Deuses Selvagens" é o primeiro livro da trilogia "Memórias da Águia e do Jaguar", e decididamente mais uma das melhores leituras que li ultimamente.

É uma escrita muito fluída, pelo que talvez seja bom avisar para não esperarem a profundidade de um texto como "A Casa dos Espíritos". É um livro juvenil, sem tirar nem pôr. Uma aventura de dois amigos na floresta amazónica, e que aproveita para alertar para alguns perigos à Natureza e aos crimes que ainda existem nessa região única.
É um livro que não se trata apenas de Aventura, mas sim Fantasia. É um livro fantástico, não só no sentido de "muito bom" mas também no sentido literal. Há muita fantasia a rechear este conto.
Assim como também há aspectos de interesse e que enriquecem o nosso saber.

Pessoalmente, adorei esta aventura. Adorei. Em dois dias li este livro que, embora não seja extenso, é muitíssimo empolgante. Faz-nos querer ler mais, e mais. Confesso que alguns elementos são previsíveis (pelo menos eu, a meio do livro, já tinha uma ideia do final), mas é uma aventura tão excitante que é impossível parar!!! Desde as primeiras páginas que se sente uma ligação com as personagens, que são tão fáceis de caracterizar. Uma ligação com as personagens e com a descoberta, o mistério da aventura. É excitante, e desde a primeira página que o livro nos cativa, de uma maneira que, pelo que já entendi, Isabel Allende consegue fazer. Em muitas alturas me vi ansiando pelas personagens, até mesmo alguns sorriso. E a fantasia deste livro é mesmo fantasiosa, embora como já disse seja puramente juvenil! Tem uma descrição simples mas muito boa, e não me lembro de momentos mortos.

Este livro fez com que Allende se tornasse, definitivamente, uma das autoras que me chamam mais a atenção. Aconselho vivamente.

13 comentários:

João Filipe Costa disse...

Ui... Parece ser um livro perfeito, vai já para a minha lista a comprar!
Também já tinha ouvido falar um pouco dele, e com a tua opinião agora, não pode escaoar...

Óptima sugestão ;)

Célia disse...

Comprei o pack com esta trilogia há uns tempos, mas ainda não lhes peguei. Parece-me que vou gostar :)

Da Isabel Allende, já li "A Casa dos Espíritos" e o "Zorro" e adorei ambos!

Cristina disse...

Tenho este livro e 'A Casa dos Espíritos', mas ainda não peguei em nenhum deles. Confesso que a sinopse deste não me cativou ainda o suficiente, embora esteja farta de ouvir elogios à autora. Perante a tua crítica, só me posso interessar e motivar a pegar nele... ainda que não seja fácil encaixá-lo na lista dos meus livros 'por ler'.

Em breve, em breve, pegarei nele...ou assim espero!

Que férias tão produtivas tiveste tu!

Boas leituras! (e continua a premiar-nos com as respectivas críticas :P)

anaaaatchim! disse...

Nunca li Isabel Allende... :/

mas confesso que a minha vontade também não é assim muito grande :( :( :(

anaaaatchim! disse...

Ó Pedro... quantos livros estás a ler ao mesmo tempo??

Dizes que estás a ler "A Casa dos Espíritos" e "Retrato a Sépia", e ali ao lado mostras "A Anatomia do Segredo"... Assim dás em maluco rapaz! ;)

Pedro disse...

João,
aconselho-te, e se ainda não leste nada de Isabel Allende pode ser que gostes ;) Sabendo os teus gostos, acho que é uma boa escolha.

Canochinha,
comprei o pack na Feira do Livro (não resisti ao preço, imperdível), e sinceramente impressionou-me bastante. É uma leitura juvenil, pelo que não sei qual será a tua opinião... Mas um conselho: lêem-se tão rápido que podiam ser uma leitura para as férias ;)
Também adorei o Zorro!

Cristina,
acho que deves ler quando o interesse se despertar, mas aconselho-te a prestar mais atenção aos livros ;)
=))

Anaaaatchim,
Bem, se não te impressiona tudo bem, aliás sei que não é o teu tipo de leitura.
Mas, MAS, aconselho-te vivamente a ler "Zorro - O Começo da Lenda" ;) Acho que irias gostar do livro, por favor pensa duas vezes!
Eu só estou a ler um livro! xD
"Ainda estou para ler", não "ainda estou a ler" =D Não tenho o hábito de ler dois livros ao mesmo tempo, quanto mais três... tenho medo de confundir as histórias =P

pikenatonta disse...

Esse foi o 1º livro que li da autora. Gostei, mas disseram-me logo que não era bem o género dela. Para ler outro... A seguir li "A Casa dos Espíritos" e pronto, ADOREI!! Li emprestado mas gostei tanto que comprei o livro para mim. Para reler um dia...

Depois também já li "Paula", um livro que fala da vida da filha da autora, que faleceu. É um livro triste, pesado... Mas gostei.

lili disse...

Fiquei bastante interessada no livro. Vou procurar aqui no Brasil, para saber mais...

Obrigada Pedro por mais uma ótima indicação ;)

Abraço
Lili

ccc disse...

Olá Pedro :)
Li esta trilogia já há algum tempo e gostei bastante. É um registo diferente daquele a que a autora habituou os seus fãs mas é sem dúvida muito interessante.
Devo confessar que já li praticamente todos os livros de Isabel Allende pois é uma autora que me cativa. Aconselho sobretudo A Casa dos Espíritos e De Amor e de Sombra. Os dois que estão em falta são Zorro e Paula :)

Pedro disse...

Pikenatonta,
realmente, este não tem nada a ver com o estilo dela, mas mesmo assim gostei muito! Ainda não li "A Casa dos Espíritos", mas não és a única apaixonada... =)
"Paula" ainda não entrou para a minha consideração, vou tentar puxar a minha atenção...

Liliane Cristine,
também fui pesquisar e pelo que vi existem os livros na editora Bertrand Brasil ;)

Sofia,
sim, é mais juvenil mas muito envolvente =)
Já li "Zorro" - o único que li além desta trilogia. Aconselho vivamente!

Beatriz disse...

Também já li e adorei. Adquiri recentemente o 2º volume da trilogia, tenho de ler assim que possa!

Pedro disse...

Borboleta,
como sabes adorei =) No entanto, acho que vais notar que alguns pormenores são bastante parecidos entre o primeiro e o segundo livro, pelo que parece que Allende manteve as mesmas bases... Mas é muito bom, aconselho vivamente!!!

Anónimo disse...

Comecei a adorar a Isabel Allende há mtos anos, quando li "Filha da Fortune", "O Retrato a Sépia", seguido de "A Casa dos Espíritos", os 3 livros da autora que mais me fascinaram.