Tolkien - O Homem e o Mito, de Joseph Pearce

Tolkien é hoje um dos mais populares autores dos nossos tempos, mas é também, muitas vezes, incompreendido. Este novo estudo da sua vida, do seu carácter e do seu trabalho revela os factos e confronta os mitos. Explora os antecedentes do homem e da cultura em que este exerceu a sua escrita.

Tolkien - O Homem e o Mito penetra profundamente no mundo criado por Tolkien, explora o significado da Terra Média e do que ela representa no conjunto do pensamento do autor. Mas Joseph Pearce foca também outros aspectos: a sua relação com os colegas literários e com a família, a importância da sua fé religiosa e o impacto da notoriedade sobre a sua vida.

Uma obra de valor imprescindível para se compreender o homem e o mito que ele criou.

_____________________________________________________________________________________

Para ler este livro, convém ter algumas bases: convém conhecer a obra de Tolkien, principalmente "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion".

Não é uma leitura muito fluída, mas não é muito difícil!
Em 1997, "O Senhor dos Anéis" foi considerada a obra do século XX. Isto chocou imensas pessoas, que não viam neste "livro de fantasia irreal" qualquer coisa que pudesse levar a "uma análise profunda e própria de uma grande obra".
"Tolkien - O Homem e o Mito" tenta provar que, afinal, a Terra Média tem muito mais de real do que algumas obras que se passam no nosso mundo; que a obra de Tolkien não é simples entretenimento, mas também pode ser levada com seriedade.

Quando li os seus livros, li-os por prazer e nunca pensei na análise que este livro faz. Mas claro, não é preciso essas coisas para se amar uma obra.

Mas aqui se apresenta uma análise do mito da Terra Média, principalmente a vertente religiosa. O livro não só se trata da biografia de Tolkien mas liga essa experiência à sua escrita e aos livros que criou, permitindo afirmar que estas obras de fantasia têm mais que se diga. Parte do livro fala das relações interpessoais de Tolkien, principalmente com C. S. Lewis e outros professores e estudiosos. Daí resultaram muitas influências, e é dessas influências que Pearce fala e das marcas que essas deixaram na obra da Terra Média. Talvez esperasse um livro mais fácil de ler, mas como seguidor da Terra Média acabei por gostar desta análise, aprofundando os meus conhecimentos.

Penetra profundamente não no mundo criado por Tolkien, mas nas crenças e vivências do próprio Tolkien, compreendendo o porquê da sua obra.

Este é um livro para aqueles que realmente gostam de Tolkien e gostam de aprofundar os seus conhecimentos quanto à sua obra. Nunca aconselharia a alguém que quisesse descobrir Tolkien sem ler os seus livros, para ler este ensaio tem-se mesmo de ter as bases de "fã" ou "interesse no assunto", com a obra de Tolkien lida. Foi a primeira obra do género que li referente a Tolkien, mas creio que vou tomar um descanso de livros assim...
Fica a sugestão para aqueles que gostam do autor em estudo e, para aqueles que ainda não leram nada sobre Tolkien, aconselho que leiam as suas obras.

8 comentários:

João Filipe Costa disse...

Também sou um fã de Tolkien, aliás um dos primeiros livros que li, foi o Hobbit, mas não me parece que este livro de que falas atrai-a muito!

Não sei o que dizer, é mais uma impressão, mas algo me diz que não iria gostar do livro; no entanto pela tua opinião parece um livro ideal...

Célia disse...

Este livro interessa-me muito, porque afinal de contas se trata do meu escritor preferido. É só uma questão de o encontrar à venda e certamente compro-o :)

Pedro disse...

João,
de facto, acho que não é a tua cara... Se fores um fã acérrimo de Tolkien, lê. Senão, podes deixar de lado.

Canochinha,
a ti aconselho-te sabendo que és uma grande fã de Tolkien. Li o livro e, embora conheça bem a vida de Tolkien, aprendi um pouco da sua biografia. Além de que este é um desafio para aqueles que gostaram de "O Senhor dos Anéis" e querem saber, afinal, qual a ideia de Tolkien e onde foi ele buscar inspiração.
Acho que convém relembrar que se trata de um ensaio. Como sei que gostas mesmo da Terra Média, aconselho-te a ler o livro e aprofundar conhecimentos...
Este livro não encontras tão facilmente à venda! Aliás, creio que é muito difícil alguma vez o veres na montra. Eu tive de esperar anos para que, finalmente, na Feira do Livro alguém me dissesse que tinha o livro! Se quiseres ler, acho que deves-te preparar para uma encomenda...

ccc disse...

De Tolkien li apenas O Senhor dos Anéis mas gostaria de aprofundar conhecimentos. Parece-me um livro interessante sem dúvida. Boa sugestão ;)

Pedro disse...

Se gostaste de "O Senhor dos Anéis" e estás preparada para um estudo sobre a obra, então força ;)

anaaaatchim! disse...

Parece-me realmente um livro imprescindível para para os fãs do escritor :)

Francisco Norega disse...

Por acaso tenho um livro cá em casa do mesmo género, talvez mais virado para a obra do que para a vida. Chama-se Tolkien: Nas Margens da Terra Média e acho que és capaz de gostar.
É interessante, apesar de eu não o ter lido "de enfiada", consultando sim uma secção de vez em quando, quando preciso ou me apetece reavivar as ideias sobre O Senhor dos Aneis.

Fica a sugestão ;)

Pedro disse...

Francisco, conhecia essa obra e já estive para a comprar, mas de momento acho que vou deixar de lado este tipo de livros (este já me fez encher as medidas, quero um descansinho! =) )
Fica a sugestão, e de certeza que chegarei a adquiri-lo ;)