A Tormenta das Espadas, de George R. R. Martin

Atenção!: se estão a ler a saga ou não querem saber ainda a continuação da história, não leiam a sinopse por conter spoilers! Avancem logo para a opinião!
"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel."
-SF Reviews.net

Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.
Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

"Agarra-nos e nunca mais larga. Brilhante!
-Robert Jordan

_____________________________________________________________________________________

Depois de um "A Clash of Kings" que não me deixou entusiasmado, este livro vem reforçar a minha curiosidade pela obra.

Sem dúvida, o melhor volume até agora. Nenhum, mas nenhum capítulo é entediante, todos valem a pena!

Aconselho vivamente a leitura da obra. Não só é fantástica, como real, e sinceramente esse é para mim o grande trunfo: ser real ao ponto de nós sentirmos que realmente acontece, e deixando-nos com curiosidade para continuar.

Neste livro, gostei de ler o desenvolvimento de algumas das minhas personagens preferidas, e sinceramente a certas alturas senti um frenesim.
São muitos os acontecimentos, pelo que com uma saga tão grande é impossível ficarmos imunes à sua maneira de atracção. As personagens são fantásticas e muito bem exploradas, e a grande chave para apreciar o livro. Mas tenho de dizer: para mim o mais importante não são as personagens!!! É a história em si! Isso, sim, é fascinante!

Se "A Glória dos Traidores", que sai em Novembro, é ainda melhor, então acho que vou ficar rendido... E não se esqueçam de que "A Tormenta das Espadas" só sai em Agosto! Portanto, para quem adora esta saga, de certeza que vai ficar viciado.

7 comentários:

ccc disse...

Começei finalmente a ler esta saga nas últimas semanas. Terminei os dois primeiros e fiquei rendida, é realmente viciante. Já tenho a continuação na estante à espera da sua vez :)
Estava a tentar fazer render os livros, uma vez que depois terei que esperar para ler ao ritmo da publicação, mas parece-me que não me vou conseguir conter de pegar neles ;)

Célia disse...

Realmente, o livro é muito bom!! Espero ansiosamente pelo próximo mês de Novembro...

a disse...

Estou sempre a ouvir falar desta saga. Ainda não comprei o primeiro livro, pela simples razão de querer ler as "Crónicas de Bridei" de Juliet Marillier, e como comprei agora os 3 livros - 60€... O.o
Mas, certamente que quando tiver oportunidade comprarei "As Crónicas de Gelo e Fogo". :)
Parece.me ser uma saga que promete!

João Filipe Costa disse...

Os livros são realmente fantásticos!
Adoro esta saga dos Sete Reinos e afins...
Também eu espero ansiosamente por Novembro!

Pedro disse...

Sofia,
adorei os dois primeiros livros, e depois fiquei ligeiramente desiludido com o terceiro volume... Mas neste quinto voltei a ter confiança na saga! Eu li os cinco de seguida... ;)

Canochinha,
sim, também estou curioso com o seguinte livro...

Beatriz,
compreendo-te! Além de que é difícil comprar uma nova saga quando ainda se tem outros livros para ler... Espero pela tua opinião sobre As Crónicas de Bridei, que ainda não li mas cuja autora é uma das minhas preferidas, Juliet Marillier!

João,
estou a gostar da série, mas acho que preciso de ler mais para ficar completamente apanhado... Como disse, adorei "A Game of Thrones" (dois primeiros livros), mas quando li "A Clash of Kings" (outros dois livros) senti uma quebra que me desmotivou... Espero pelo sexto livro com interesse!!
Já tens este livro? Já leste? =)

João Filipe Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Filipe Costa disse...

Yah, já li o quinto livro há algum tempo (também o adquiri quando Martin veio a Portugal, mais ou menos à um mês). Li o livro no mesmo dia, está excelente, nada de enfadonho! Vou fazer depois um post para os últimos dois livros: O Despertar e A Tormenta… Entretanto tenho outros livros para comentar!