Assassini, de Thomas Gifford


1982. No Vaticano, um grupo de abutres de vestes sacerdotais rodeia o Papa moribundo e sussurra nomes de possíveis sucessores.

Na Irlanda, num mosteiro varrido pelos ventos do mar, está escondido um perigoso documento.

Nos Estados Unidos, numa capela de New Jersey, uma freira é assassinada durante uma oração.

A Irmã Valentine é uma activista que se tornou incómoda para a Igreja.
Quando Ben Driskill, advogado e irmão da freira, compreende que a Igreja não quer a investigação da morte, decide levá-la ele a cabo, desenterrando um segredo explosivo: os Assassini, uma irmandade de assassinos secreta e muito antiga, de que os príncipes da Igreja se serviam para proteger os seus interesses. Mas agora, a quem servem os Assassini? E quem os comanda?

Assassini, a irmandade secreta que Thomas Gifford revelou, e que nós conhecemos melhor depois de "Anjos e Demónios", de Dan Brown.
_____________________________________________________________________________________

Começo por dizer que, independentemente das comparações feitas, este livro não tem NADA a ver com "Anjos e Demónios", de Dan Brown. Digo-vos porquê:

Este foi um livro emprestado, algo que, confesso, não aprecio; primeiro, porque não se devem emprestar 3 coisas a ninguém: a mulher, a casa e os livros; segundo, simplesmente gosto de ter os livros que leio na estante, folheá-los mais tarde (até porque não costumo ler o mesmo livro 2 vezes). De qualquer maneira, este foi emprestado, não foi o primeiro e não há de ser o último.

Há algum tempo que não lia livros do género Igreja/Religião/Polémica. Depois da publicação de "O Código Da Vinci", foram tantos os precedentes que me senti aborrecido. Portanto, este foi um reencontro, muito bom ;).
Tal como a apresentação dá a entender, uma freira é morta devido a uma descoberta que fez, algo que a Igreja não queria que fosse revelado. Ben, o seu irmão, decide retomar a pesquisa e perceber o que é que a sua irmã descobriu, desvendando o assassino e a causa. Para retomar a pesquisa, a irmã só lhe deixou uma fotografia antiga, datada da Segunda Guerra Mundial, onde se encontram pessoas que poderão responder às suas perguntas... Assim, Ben dá-nos a conhecer a acção da Igreja na 2.ª Guerra Mundial, juntamente como o renascimento de uma das sociedades secretas mais temidas, os Assassini, que matam para ver os propósitos da Igreja concretizarem-se.

Não me vou alongar no resumo do livro, pois espero que o leiam. A obra é um thriller, um thriller autêntico: como aqueles que, nos filmes, nos fazem pensar, sempre com segredos e perguntas, que constroem uma teia de mistérios e mais perguntas, com as suas personagens suspeitas e envolvidas, que nos fazem imaginar quem está por detrás de tudo.
No livro, não seguimos apenas a pesquisa de Ben (que acaba por ser apenas um fio condutor), mas também de outras personagens que buscam, de qualquer forma, a verdade. Cabe ao leitor desvendar o verdadeiro significado do que não é aparente (e do que é). Houve alturas em que tive de reorganizar as ideias, parar e conseguir interligar tudo o que as diferentes pesquisas me diziam. É preciso estar atento e concentrado na leitura, senão pode acontecer voltarmos atrás para relembrar algum facto. Ao contrário de "Anjos e Demónios", onde seguimos o protagonista e apenas esperamos por mais, "Assassini" é dinâmico, mexe com o nosso bom senso e mente, faz-nos imaginar quem é quem... Constrói uma teia muito mais complexa. Mesmo que saibamos quem é, afinal, o tal, o final é sempre impressionante. Porque, através de viagens que não se limitam apenas a uma cidade, o leitor tem o privilégio de perceber o que é que todos andam a fazer no trama e qual é a sua verdadeira intanção, a última página não é a única que nos dá a verdadeira informação. Ao longo do livro, cada personagem tem um papel fulcral e cada uma faz parte da grande conspiração (todos são inimigos porque cada um tem o seu ponto de vista... é a realidade da Igreja, é o que o livro nos diz... a religião é um negócio, uma empresa que compra papas e tenta, de alguma forma, ter relações prósperas com o exterior. Deus... bem, Deus está lá em cima, não cá em baixo).
Este livro faz-nos pensar, mexe connosco, é ideal para quem gosta de participar na resolução dos mistérios nos livros. Além disso, à medida que avançamos, é cada vez mais interessante, não perde a intensidade com o passar das páginas, ganha!
Aconselho vivamente. Um thriller confuso e lógico. Várias personagens que tentam desvendar um mistério, ou contorná-lo, ou aprofundá-lo, e até certo ponto apenas o leitor consegue interligar essas personagens e unir as várias pesquisas, descobrindo a verdade por detrás da mentira. Uma conspiração que nos vai chocar...
Uma boa leitura, empolgante, requer concentração. Talvez Dan Brown seja mais fácil e corrido de ler, mas "Assassini" é mais dinâmico e procura desenvolver mais. Só o cansaço nos vai fazer parar de ler...

15 comentários:

Miss Alcor disse...

Não há nada melhor do que um livro que à partida é um cliché, revelar-se uma narrativa espantosa!
Não tenho este, mas como adoro o género, é bem provavel que o compre, porque sou como tu... detesto ler livros emprestados! Afinal, o que acontece quando o quero ler outra vez!!! ;)

A Respigadeira disse...

Fiquei muito entusiasmada com o livro. Não li o Código da Vinci, mas vi o filme e não gostei. Como sou um bocado do contra, não gosto de ler os livros que toda a gente lê só porque está na moda.
Eu estudei várias organzizações secretas e a que mais me desperta interesse é a Maçonaria (mas, eu não sou maçon), pelo sua estrutura, história, regras e ritos. E mesmo que estudemos anos a fio, nunca a conheceremos de facto.
Este livro deve ser muito interessante. Vou adquiri-lo. Obrigada pela dica.

Já agora, leste a Papisa Joana? É muito interessante.

Beijinhos.

Pedro disse...

Clara, ainda não li a Papisa Joana, mas é um livro que entrou recentemente na minha lista. Como já li boas opiniões (e como até tu dizes que é interessante), provavelmente vai ser das próximas aquisições...
=D

Anónimo disse...

Dan Brown levantou muita polémica com os seus livros, lembrando o tema do Graal, os "ataques à Igreja" (ou a mania da perseguição da Igreja)e tudo mais, penso que é inevital que não haja uma comparação aos seus livros...

Parabéns pelo blog!!
Continua o bom trabalho

Cristina disse...

Já li este livro há cerca de 2 anos. Achei-o, em determinadas alturas, maçadora, mas, no final, o saldo era extremamente positivo. Tal como tu, temia que este fosse apenas mais uma cópia do género Dan Brown, mas mostrou-se muito mais do que isso. O final é simplesmente surpreendente.

Pedro disse...

Z ) Z 0 =),
obrigado.

Cristina,
pelo livro ser, por vezes, maçador, tive a necessidade de reorganizar as ideias! Mas tens razão, o final é surpreendente.

anaaaatchim! disse...

Já não me recordo de quando o li... 2 anos também talvez... Lembro-me que também adorei :) Qualquer dia tenho que reler!

Parece que há pelo menos mais 2 livros deste autor publicados em português: "Crime na Cidade de Saints Rest" de 2008 e "Quinhentos Escudos Falsos" de 2007... meu deus... tenho que me segurar!!! (é verdade chegaram hoje as encomendas da Fnac e da Saída de Emergência)

Pedro disse...

Anaaaatchim,
já ouvi falar de "Crime na Cidade de Saints Rest", o outro é-me desconhecido. Não vou incluí-los na minha lista, até que gostei muito deste mas os outros chamam menos a minha atenção.
Ainda bem que já recebeste os teus livros! =)

Anónimo disse...

Finalmente acabei o livro (cerca de 1 mês para o ler :-\)
Tal como a Cristina, achei algumas partes maçadoras, nomeadamente até chegar à parte 3 do livro demorei uma eternidade. No entanto, ao aproximar-me do final do livro o meu interesse começou a despertar e estava "em pulgas" para saber quem é que andava a tramar tudo ;)
Chegando ao fim, posso dizer q gostei do livro :D

Pedro disse...

Tita, o que mais me fez gostar do livro é que cheguei ao fim com um balanço positivo e superou as minhas expectativas, uma vez que essas se baseavam numa espécie de segundo Anjos e Demónios. Mas acabou por ser diferente, muito.
Como disse à Cristina, por o livro ser, por vezes, maçador, tive de reorganizar as ideias, porque as personagens seguem rumos diferentes e há sempre descobertas que temos de encaixar na cabeça... Não o li em pouco tempo, mas ainda bem que gostaste também! =)

Anónimo disse...

Olá. Acabei de ler o livro e tenho uma dúvida. Adicionei te no msn, espero que nao faça mal. Precisava mesmo de ajuda :x

Unknown disse...

Li o livro mais ou menos ha dois anos e adorei (e já o reli entretanto :P) É dificil não compararmos com Dan Brown, autor que também gosto de ler, mas Assassini apresenta-nos uma "teia" de histórias que se interligam, que me fascinou imenso.
Não sabia que este autor tinha mais 2 livros editados, assim possivelmente terei de acrescentar mais alguns livros á minha lista de livros para ler em 2009.
Continuação de um bom trabalho com o blog.

http://livreo.blogspot.com/

Anónimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we from been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for the benefit of a wish fix now and remember how to harness the enormous power of Xrumer and go off it into a Spondulix machine.

We also yield the cheapest prices on the market. Many competitors will order 2x or temperate 3x and a a pile of the term 5x what we charge you. But we believe in providing enormous mending at a low affordable rate. The large direct attention to of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we aim to keep that mental activity in rebuke and afford you with the cheapest grade possible.

Not just do we have the most successfully prices but our turnaround heyday after your Xrumer posting is super fast. We compel have your posting done before you certain it.

We also outfit you with a full log of affluent posts on contrary forums. So that you can catch a glimpse of also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we get harnessed it to gain your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can wish to distinguish thousands upon thousands of backlinks for your site. Scads of the forums that your Location you will be posted on get high PageRank. Having your tie-in on these sites can truly expropriate establish up some cover rank back links and as a matter of fact boost your Alexa Rating and Google PageRank rating via the roof.

This is making your put more and more popular. And with this inflate in reputation as grammatically as PageRank you can keep in view to see your area in effect rank gamy in those Search Locomotive Results.
Above

The amount of see trade that can be obtained before harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your site to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your locality to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 collection on a in demand forum last will and testament inveterately rig out 1000 or so views, with announce ' 100 of those people visiting your site. Modern assume tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your freight ordain associate sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or curious nearly your site. Assume how divers sales or leads you can execute with this considerable number of targeted visitors. You are in fact stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

Reminisce over, Traffic is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR CHEAPLY DEFAME TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Skip Idle Downloads With NZB Downloads You Can Instantly Find HD Movies, Console Games, MP3s, Applications & Download Them @ Accelerated Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]

Anónimo disse...

Glean leverage the living thing physical with two backs casinos? digging this childish [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] re-route and take secure of up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also poke one's nose in with our additional [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] make something at http://freecasinogames2010.webs.com and do legitimate spectacularly misled !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] within an eyelash of is www.ttittancasino.com , because german gamblers, turn manumitted online casino bonus.