A Muralha de Gelo, de George R. R. Martin

"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel."
-SF Reviews.net


Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade...

Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem com eles é pior do que a própria morte...

Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre várias Casas aumenta e desta vez o sangue mancha os degraus do palácio e o veludo dos cadeirões dourados. E quando parece que nada poderia piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. terá sido acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

George R. R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com a sua imaginação poderosa, a sua escrita inteligente e as suas personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura... então este livro é para si.

"Agarra-nos e nunca mais larga. Brilhante!
-Robert Jordan

_____________________________________________________________________________________

Claramente, este livro vem completar o primeiro (que, como já disse, fazem originalmente parte de um só).

Enquanto que, no primeiro, conhecemos as personagens e a narrativa desenvolve-se através das conspirações, neste tudo passa à acção. Já nos habituamos melhor às personagens que vão aparecendo (embora vi-me tentado a voltar atrás para confirmar uma descrição) e a leitura continua fluída e no seu ritmo.

Em grande parte do livro só parei por motivos de força maior. É pleno de emoções fortes e vibrante, tão que é difícil largar e deixar as revelações para mais tarde. Martin prova, de facto, porque é o maior escritor de fantasia da actualidade.

É muito mais interessante discutir o conteúdo do livro, mas como não quero estar a adiantar spoiler (e a meu ver a apresentação da contracapa já tem que chegue...), malta, leiam para discutir! =)

Notei neste volume que o livro, desta vez, passa a tender mais para o fantástico, para o épico. Não deixa de ser uma grande leitura e que nos deixa de boca aberta, pela crueldade do autor, pelo génio, por querermos saber mais e acompanhar as personagens favoritas. Além disso, a maneira como cada capítulo corresponde a uma perspectiva de uma personagem explora muito mais essa pessoa e faz-nos entrar nos seus sentimentos, tendo vários pontos de vista que moldam a maneira como olhamos para ela.

Aconselho vivamente, e já estou a ler "A Fúria dos Reis"!

8 comentários:

Cristina disse...

Comecei agora mesmo a ler e já estou apaixonada. É tão bom sentirmos que a leitura corresponde às nossas expectativas. Se fosse a ti, não poria a sinopse do livro porque, pelo que ouvi (não li nenhuma ainda), desvenda já muitos pontos de interesse.

Célia disse...

Adorei "A Muralha de Gelo", apesar de (e talvez também pelo facto de) conter uma das cenas mais cruéis que já vi num livro... *cries*

A quem ainda não começou a ler a saga: não sabem o que estão a perder!

Pedro disse...

Cristina,
eu sei que a sinopse tem alguns spoilers inconvenientes, mas... É um hábiot e acho que não devo privar isso, portanto tenho o compromisso de copiar o texto da contracapa.
Mas esses pontos não tiram interesse ao livro ;)

Canochinha,
Sim, muito cruel... ='( Fiquei muito triste e chateado, mas posso dizer que também fiquei espantado (acho que confirmou o génio de GRRM).

Beatriz disse...

Olá!Sou visitante assídua do teu blog, gosto muito da maneira como escreves. Importavas-te que eu pusesse o teu blog na minha lista de links? :) obrigada*

Pedro disse...

Borboleta, está à vontade =) És muito bem-vinda a este blog, onde podes participar com sugestões ou opiniões, qualquer coisa! ;)

Fiquei muito lisonjeado com o teu comentário... ^_^

Se também não te importas, adicionarei o teu blog á minha lista de "Outros sites", onde costumo inserir todos os que passam por aqui =)

Um grande abraço

Pinheiro Asiático disse...

Bem, já deu para ver que adoras esse autor. Nunca tinha ouvido falar dele mas pelo que tu dizes parece então que ele tem muito talento para escrever. Provavelmente para mim não é dos que mais me cativa pelo simples facto que não sou muito apreciador de história. A única parte do qual gosto mais é mesmo a que está relacionada com a arte. Gótico, Barroco, etc.

Como já tinha falado ando a ler "A Conspiração" de Dan Brown. O livro é bom mas não tanto como o Anjos e Demónios mas penso, já que gostas de mistério e aventura, que ias gostar de ler estes livros. Caso não tenhas lido nenhum deles ainda, aconselho leres primeiro o Anjos e Demónios porque, para além de ser melhor, já estão a fazer o filme que deve estrear em Maio de 2009. E se não fosse a grave dos guionistas em Novembro do ano passado podia estrear mais cedo...

Cumprimentos ;)

Pedro disse...

Ainda não o ponho no mue top, mas se a saga continua assim acho que vai-se tornar, de facto, um dos meus preferidos... Estou com esperança que sim =)

Bem, tem mais a ver com fantástico... Só refiro História pelo ambiente, porque é visivelmente um livro de fantasia.

Olha, já li todos os livros de Dan Brown publicados até hoje excepto "Fortaleza Digital", livro que duvido que alguma vez lerei. Eu adorei Anjos e Demónios, ADOREI, e nem o Código da Vinci conseguiu superar (muito pelo contrário...). Gostei de "A Conspiração", talvez por ser diferente dos outros, mas igualmente fascinante, fluido e com muito suspense. Mesmo assim, acho que "Anjos e Demónios" foi o auge do autor. Todos os outros perdem um pouco o brilho depois de lermos o primeiro...

Espero pelo filme!!!

ccc disse...

Já comecei o primeiro finalmente :)Daqui a uns dias posso discutir com conhecimento de causa ;)