Crepúsculo, de Stephenie Meyer

Em três pontos, eu estava absolutamente segura.

Em primeiro lugar, Edward era um vampiro.

Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte - ansiava pelo meu sangue.

Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Bestseller do
New York Times
Melhor Livro do Ano do Publishers Weekly
"Best Book of the Decade... So Far" da Amazon


"Impulsionado por suspense e romance em igual medida, [esta história] fará com que os leitores voltem freneticamente as páginas desta viciante estreia de Meyer."
-
Publishers Weekly (crítica em destaque)


"O factor-perigo do romance dispara à medida que a adrenalina de um amor secreto e de um afecto calado se transforma numa corrida aterradora para a sobrevivência..."
-
School Library Journal (crítica em destaque)


"Na tradição de Anne Rice... este romance é fascinante."
-
Booklist (crítica em destaque)

_____________________________________________________________________________________

Desde que o livro saiu, ou seja há algum tempo, que se tem mantido na minha lista de desejos. Graças à Canochinha e ao BookMooch, veio parar às minhas mãos mais cedo do que poderia ter sido...

Este livro inicia a saga de "Luz e Escuridão", que tem sido alvo de muitos opiniões diferentes: uns gostam, outros não, uns começam a gostar mas quando chegam ao fim dos quatro livros querem matar a autora. Enfim, devem ser gostos!

Mas vamos deixar de lado os outros livros, porque este é o primeiro, o original, e donde surge toda a ideia.
Depois de muitos comentários, o meu não podia ser mais directo: amei.

Desde o princípio que me apaixonei pelo romance entre Bella e Edward. Quão bonito é? Emocionante à medida que avançamos nas páginas, que se tornam viciantes! Custou-me largar o livro.
Ao fim e ao cabo, e contrariando algumas pessoas, esta é uma história de vampiros. E chega uma certa altura que se torna algo arrepiante... Mas, confirmando os "rumores", é em grande plano uma história de amor. Não ganhem expectativas ao pensar que se reflecte maioritariamente nos vampiros, mas sim numa história de amor entre pessoas completamente diferentes, e que por isso vão ficar obcecados um pelo outro!

Uma pequena análise: a capa não é um espanto? É que é tão singular que nos faz pensar: "o que será aquilo"? Deixo a pequena curiosidade (e fácil de analisar) no ar, na esperança que leiam o livro!

Porque eu acho que este livro deve estar nas nossas estantes. "Crepúsculo" é adorável, tem um encanto próprio. Compreende-se porque é que já é um fenómeno, principalmente nos EUA!

De facto, é uma leitura adorável e viciante. Mas muito repetitiva. E sabem porque é que é muito repetitivo? Porque é muito lamechas.
Muita, muita lamechice quando ultrapassamos metade do livro. Confesso que, embora continue a adorar o livro, essa lamechice é mesmo extrema! Incrível como o amor de Bella por um vampiro a tornou tão obcecada! É de tal modo obsessivo que se torna demasiado! O que me leva, por vezes, a pensar que a autora se perdeu um pouco pelo meio... Mas...

No fim é pura emoção. Uma descarga de ritmo.

Vale a pena, é uma excelente ideia que a autora (para mim, suficientemente original) teve e estou ansioso por ler o resto da saga. É viciante. E foi capaz de me impressionar, à medida que ia lendo, cativa de tal modo que cheguei ao fim com um suspiro, a ansiar!
Este "amor" que ganhei pelo livro é, atenção, muito "solto", se é que me justiça, compreendem. É fácil apaixonarmos pelo livro, mas é fácil esse "amor" acabar! Porque é uma sensação muito presente mas flutuante, leve, e basta um pequeno desvio da autora para que esta boa sensação vá por água abaixo.

E, já agora, acredito que as "meninas" ainda gostam mais desta saga ;) Além de que é contada a partir do ponto de vista da protagonista feminina, Edward é o rapaz perfeito. É engraçado ler a mente de Bella, embora resumidamente conclua que ganha uma obsessão extrema por Edward, mas deve ser normal =P
E é, visivelmente, um livro virado para "young adult". Mas não creio que apenas os adolescentes gostem deste livro, portanto quem é céptico e pensa que já não está na idade de ler o livro, pense duas vezes se faz favor!

Leiam. Pelo menos este. Eu achei adorável e espero ler os restantes em breve! E depois deste grande poste sinto que não disse metade do que podia dizer! Digam de vossa justiça, será mais fácil analisar!

24 comentários:

Célia disse...

Também gostei deste livro, apesar de claramente não ter ficado tão bem impressionada como tu. A repetitividade e a lamechice que referes foram os principais motivos e são precisamente essas duas coisas, juntamente com a perda da consistência da personagem principal (Bella) que, na minha opinião, fizeram com que a série descambasse por completo. Mas cá ficarei à espera da tua opinião ;)

Pedro disse...

Realmente fiquei muito mais cativado do que tu =)
Se houve coisa que neste livro detestei, foi a COMPLETA OBSESSÃO da Bella pelo Edward =DD O que conduziu à muita lamechice, e reconheço que a cerca de metade do livro, tornava-se demasiado <_<
No entanto, o facto é que foi ultrapassável pela anterior e posterior sequência de acontecimentos ^_^

(já agora, a Bella e o Edward não ficavam muito mais românticos quando ainda nem namoravam e implicavam um com o outro? LOL)

Célia disse...

Tu depois vês no que é que se vai tornar essa "completa obsessão"... *eyes roll* :D

Pedro disse...

LOL mas é que quero ver msmo! =D

AnaD disse...

Eu gostei bastante do Crepúsculo e gostei do resto da Saga, mas eu sou uma fã de histórias e quero sempre saber mais ... basicamente uma cusca ;)

Quanto ao target da saga ... Há algum tempo que deixei o segmento Young Adult, mas a idade é um estado de espirito.

Pessoalmente acho que a Stephenie Meyer consegue cativar e viciar os leitores, mas os livros dela necessitam de edição, cortar a muita palha que lá está. Fiquei com a nítida sensação no final do Breaking Dawn que a história teria sido muito bem contada em apenas dois volumes. Mas assim foi um filão maior.

Agora tenho curiosidade em ver o filme.

Ana Carolina disse...

Parece ser um livro cativante! Eu fiquei com vontade de lê-lo! Foi um grande, mas bom post ;)

E eu hoje, finalmente, encontrei "O Conde de Monte Cristo"..não sei se sabes, mas são 2 volumes gigantescos..são duas bíblias..mesmo! Espero um dia ter a coragem de começar a lê-los!

Boas leituras!

Pedro disse...

Anad/fg,
fiquei cativado por este volume, mas não me quero adiantar a especular sobre os outros!
Convém ler "na altura certa", acho ;)
Meyer não é uma escritora que se possa apelidar dessa forma, pois o único facto é que os livros que escreveu tiveram um impacto enorme. Mas esse sucesso não obriga que ela seja considerada uma mulher de manutenção de palavras! No entanto, com uma escrita simples, e uma ideia à partida boa, consegue viciar-nos ao longo da leitura, mas claramente como escritora tem muito que aprender, daí a imensa palha ;)
Claro, o filme é o próximo passo!

Ana Carolina,
a mim, fascinou-me, mas é daqueles livros que deixa muitas opiniões diferentes.
Quanto ao livro de Dumas, eu pelo menos vi num volume e não é um livro convidativo para levar de passeio! Essas obras, curioso, são quase sempre autênticas bíblias! =D

Cristina disse...

Sinceramente, parece-me interessante, mas nada de extraordinário. Acho que se deve ao facto de não ser o meu tipo de livros. Não houve aquela empatia imediata e daí precisar de ouvir muitas críticas positivas até lhe pegar.

Diverte-te e vai-nos contando :)

lili disse...

Adorei seu comentário Pedro! E tive o mesmo sentimento que tu, amei tb! O 2º livro apesar de ser um pouco mais parado, é o meu preferido. O sofrimento de Bella, seus pensamentos e tudo o que acontece, achei fenomenal.
Vou ficar atenta para ver seus próximos comentários ;)

beijo

Pedro disse...

Cristina,
compreendo, avança para o livro quando sentires realmente que queres, eu por exemplo sempre quis ler mas tinha de tirar as minhas dúvidas perante tantas opiniões diferentes! Ainda bem que o fiz =)

Liliane,
=) obrigado, e fico feliz por saber que achas também o mesmo. Gostava agora muito de avançar para o segundo volume, mas vou ter de esperar um bocadinho, pois ainda não o tenho cá em casa... =) Mas assim que o tiver, será imediatamente lido! =D

flicka disse...

Uau, que grande post, excelente!, estou mesmo a ver que te tocou imenso! Mas mesmo assim não estou muito convencida... já não tenho paciencia para lamechiches... é uma pena, segundo a tua opinião, o facto de o livro ter mais a ver com uma historia de amor do que vampiros... :-/ Mas, um dia, hei-de ler... :)

pikenatonta disse...

Adorei este livro! Fiquei mesmo viciada, não conseguia parar de o ler simplesmente... Só me falta ler o Breaking Dawn e claro, ver o filme que tou curiosa! :)

Mónica disse...

Eu adorei este 1º volume, fiquei completamente absorta pela história ao ponto de praticamente parar apenas para comer, dormir (pouco) e pouco mais.
No entanto, o 2º já não foi tão bom e o 3º menos ainda, mas fico a aguardar pelas tuas críticas uma vez que os gostos são muito subjectivos.
Confesso que apenas vou comprar o último volume porque não gosto de colecções inacabadas HEHEHE

Cidchen disse...

Eu ando um bocado a leste com os meus livros! Não tenho tido tempo para ler :(

Quanto às "férias", pois... nem imaginas quantas saudades eu tenho dos tempos de criança, cada passo não tinhámos de ir para a escola.

E sobre as fotos que tenho no meu blog... eu só tenho bom gosto! :) LOL

Um beijinho *

Carla disse...

A capa é fabulosa e do livro também gostei...se calhar um pouco menos do que tu, mas mesmo assim gostei imenso
beijos

A Respigadeira disse...

Eu gostei imenso do livro. É daqueles livros que se deve ter e ler. A capa é, realmente, lindissima.

Beijinhos

a disse...

É um dos livros que anseio ler também. ;)

anaaaatchim! disse...

Pois, o que tenho lido é que a qualidade vai decrescendo à medida que vamos mudando para o livro seguinte... No entanto, confesso que este teu post me entusiasmou! :)

Anónimo disse...

eu comecei a ler crepusculo e li o livro em 2 dias e estou a ler lua nova so uma pessoa que gosta imenso de ler mas tenho que dizer que realmente ja nao lia uma saga que me fascinase tanto simplismente amei e estou a amar com todo sentido da palavra

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Li Crepúsculo com muita curiosidade e certa especulação...Muitos amigos já o haviam lido...Gostei sim...gosto de devorar essa leituras que muitos consideram enfadonha!
Belo post...e grande..rsrs..Li tudinh!
Abraço.

Anónimo disse...

oi já li este livro e o segundo lua nova, eu adorei! estou para comprar os outros dois eclipse e B.D. em inglês pois nunca mais sai em português, além disso a escritora agora tem outro que já est+a disponivel em ingles Host, na fnac ;)

p.s. e quero ver o filme twilight ;)

Anónimo disse...

Li os 4 e são d+,estou viciada...

Anónimo disse...

Eu acabei de ler o livro Crepusculo -e ameei!-
quero ver o filme tb...
e estou louca para ler e assistir o resto da saga!

beeijos

Maari

Anónimo disse...

Cambada de emo e menininha!!
essa obra e uma prva de que a humanidade ainda tem que evoluir muito