A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

A Sombra do Vento é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.

"Embora com ecos superficiais de Mendoza e Pérez-Reverte, a voz de Ruiz Zafón é de uma originalidade à prova de bomba. A Sombra do Vento anuncia um fenómeno da literatura popular espanhola."
Sergio Vila-Sanjuán,
La Vanguardia


"Um livro sobre outro livro, cheio de cenas fantásticas e maravilhosas. Logo que se começa a ler não se pode largar. Li-o num dia e meio, de uma assentada."
Joschka Fisher (ministro alemão dos Negócios Estrangeiros)


www.lasombradelviento.net
_____________________________________________________________________________________

Lindo.
Espantoso.
Não tenho palavras para descrever um livro tão completo.

A partir de um ponto, um livro, vai-se desenvolvendo um enredo que cativa pelas várias personagens envolventes, pelo mistério e suspense que relacionam o policial que se encontra no livro, aquela cidade, Barcelona, que mesmo sem lá ter ido apaixonou-me pela sua melancolia, a tragédia e o amor, e a morte e o horror, a presença da guerra civil e de males que deixam sangue para trás.

É mais do que um romance histórico, com certeza. Um pouco mais do que um policial. Um livro de ficção que é, para mim, um pequeno fenómeno.

Adorei o Cemitério dos Livros Esquecidos, adorei todas as personagens, e desde a primeira página que sentimos a fluidez do texto e a beleza das palavras. Chegamos ao fim num fôlego, ansiosos por saber o que nos reserva, o culminar de todos os segredos e a conclusão que nos vai fazer ficar acordados.

Não me lembro de alguma vez ter rido tanto com um romance! =D Simplesmente hilariante!

Intrigante...
O tempo e a vida têm um papel principal. Só lendo perceberão o que quero dizer ;) Uma narrativa excelente, palavras que nos embalam, e para quem pensa que isto é apenas um livro especial para quem gosta de livros, está enganado: alarga-se a muito mais que apenas isso! Segredos, mistérios, personagens, histórias entrelaçadas, amores e desencontros, até certo ponto este livro enfeitiçou-me.

Este é daqueles livros que nos fazem querer ler outra vez, não apenas porque gostámos, mas porque é mesmo assim.

Espero muito ansiosamente por "El Juégo del Angel". Quero voltar a Barcelona e a todos os locais que me fizeram suspirar.

20 comentários:

flicka disse...

Eu tenho esse livro, guardado ainda inexplorado na estante, e já ouvi falar tanto as boas como as menos boas criticas, ou seja, houve quem gostou mais que outras. É conforme o estado de espírito de cada um, a forma como os leitores vêem o enredo e sentem as personagens.
Claro que, agora com a tua excelente critica e entre outras as mais recentes, vou lê-lo daqui a um ou dois meses ou um dia destes, quando achar que é altura convieniente para o ler.
Eu já fui duas vezes a Barcelona, é uma das minhas cidades preferidas, uma cidade mágica!
Como estão a correr as aulas? os professores são bons? ;oP

Cristina disse...

Adorei a tua crítica e revi-me em cada palavra. Este é um livro fascinante que deve ser lido para se perceber do que se trata. Envolve-nos de tal maneira que, a certa altura, estamos viciados, somos turistas em Barcelona e investigadores do passado e presente das personagens. Adorei a história e a simplicidade da escrita.
Tal como tu, espero que a tradução do "El Juego del Angel" não se demore.

Célia disse...

Logo vi que ias gostar muito! Eu também adorei... E depois de o ler foi muito bom conhecer a cidade :)

A Respigadeira disse...

Pois, há livros que só devem ser lidos só uma vez... é como a vida.

Beijos

Anónimo disse...

É de facto um livro brilhante, já falei tanto dele que nem sei que mais acrescente...recomendo visita a Barcelona, cidade fascinante!

cá-cá (Portugal) disse...

...mais um livro para a wishlist!!! E se a acção decorre em Barcelona... tanto melhor!!

Carla disse...

encantei-me com a emotividade das tuas opiniões...é tão bom encontrar quem se encante com as palavras que os livros oferecem
beijos

Anónimo disse...

Por coincidência, comecei a lê-lo há dois dias. É mesmo muito envolvente. E o cemetério dos livros... mágico!
Kika

JPD disse...

Olá Pedro

Tomei nota do livro.

Já estive em Barcelona e gostei muito.

Um abraço

Pedro disse...

Flicka,
tens de ler o livro. Desculpa, mas não podes deixar de lado! =D É obrigatório.
Até agora tudo fixe, calhou-me professores bem dispostos... Felizmente! Bons professores, e a matéria é super interessante!

Cristina,
realmente, torna-se um livro único.
E parece que existirá (existe?) um terceiro livro, "Marina", creio! Nunca mais... =)

Canochinha,
sim, agora falta-me conhecer Barcelona! Fiquei com uma vontade tremenda!
Mas acho que nem estar lá realmente me dará a imagem desta Barcelona de Daniel, aquela melancolia, aquela cidade que só o leitor sabe como é...

Clara,
não leio segunda vez os livros por pensar que nunca mais é o mesmo. E acredito nisso. Mas este livro, por vezes, diz-nos que é daqueles que deverão ser lidos várias vezes.

Marcia,
pois, o livro é magnífico, a cidade deixa-me em pulgas por visitar!

Bauny,
acredita, vale muito a pena!

Carla,
não sou o único... =) Obrigado!

Kika,
é verdade, há locais que ainda te vão encantar... Quando acabares passa por aqui e dá a tua opinião!

JPD,
vale a pena o livro ;) Espero que, se tiveres oportunidade de ler, gostes!

Ana Beatriz Frusca disse...

Gosto de ler tuas indicações e opiniões. Quanto ao inventário das sombras, encomende-o na FNAC.

Beijos.

Livros em 2ª Mão disse...

Também gostei muito deste, mas espero relê-lo um dia para aproveitar pormenores que certamente me escaparam nesta 1ª leitura.

Tanea disse...

Ando já há algum tempo a pensar em ler esse livro, depois dos teus comentários sobre o mesmo acho que me vou finalmente decidir.

E como a Marcia disse, Barcelona é de facto uma cidade fascinante :)

anaaaatchim! disse...

Eu fiquei curiosa com este livro desde que falaram nele no "Estante"... aproveitei que o vi num alfarraista, e comprei-o claro... tenho-o na filha de espera, a ver se pego nele por altura do natal... gosto de associar o natal a livros :) Parece-me uma boa história para ler nessa altura ;)

Unknown disse...

"El juego del angel" é melhor, ainda... não pensei que fosse possível, mas acabou por ser...

Quando li o "Sombra do vento" fiquei fascinada, completamente... tanto que comprei o "El juego del angel" em pré-venda e no dia do lançamento mundial já o tinha nas mãos...

Não resisti... "olhei" uma página e quando dei por mim tinha lido o livro todo... em castelhano... acessível... e mágico, completamente...

O enredo fantástico, as personagens absolutamente divinas... imagens fortes, momentos de cortar a respiração, frases marcantes... tudo, tudo...

Este senhor é um mestre das palavras!!! :)

Eu, por acaso, aina não fui a Barcelona... mas depois dos livros do Zafón e do "Penúltimo sonho" da Angela Becerra ando doida para lá ir... respirar o ar daquela cidade!!!

Boas leituras!!!!

Anónimo disse...

"A Sombra do Vento" é um livro que apaixona desde as primeiras páginas, quando visitamos o Cemitério dos Livros Esquecidos.
Adorei as personagens, sobretudo Fermín e Carax, bem como os cenários que Záfon descreve com um traço de melancolia. Fantástico!

Aguardo ansiosamente o próximo mas, segundo a Lú nos disse no Folhas de Papel, a tradução portuguesa não está prevista para já.

Anónimo disse...

Pedro, obrigada pela óptima notícia sobre o lançamento d'"O Jogo do Anjo"! :)

Anónimo disse...

É tão bom encontrar quem se tenha encantado com um livro que a nós também nos fez sonhar!
Uma excelente leitura, sem dúvida, e optimamente criticado aqui!:)

anaaaatchim! disse...

Sabiam que a Fnac Online está a fazer pré-venda de "O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafón? É já dia 15 que sai o livro :)

Pedro disse...

Livros em 2.ª mão,
acho que este livro merece uma segunda leitura ;)

Tanea,
é espectacular o livro. Lê assim que puderes!

Anaaaatchim,
natal é para receber livros!!! =D
Lê assim que puderes, vai por mim. É fantástico, e tu vais adorar ;)
E obrigado pela excelente notícia!

Lu,
a sério?? Eu vou comprá-lo em Português... =P Ansioso, claro!
E obrigado pela última sugestão ;)

Um grande abraço