Ivanhoe, de Walter Scott

Exuberant, colourful and packed with incident, Ivanhoe is Sir Walter Scott's great romance of the Age of Chivalry.

Scott's noble knight, brave Ivanhoe, returns home from the Crusades to claim Rowena, an Anglo-Saxon princess, to be his bride. Before long he is embroiled in the struggle between Prince John and his brother, Richard the Lionheart, who as return incognito and enlisted the aid of Robin Hood and his merry men to win bacj the throne of England.

"Caught at the right age, or in the right moo, it is hard to imagine a reader finding any book more exciting or more delightful... a wonder of suspense" - A. N. Wilson

_____________________________________________________________________________________

Walter Scott tornou-se um dos meus autores preferidos.

Um mestre no romance histórico. Absolutamente transportou-me para a Idade Média, ainda por cima com um livro que envolve uma história praticamente conhecida por todos: a época de Ricardo Coração de Leão, quando este estava desaparecido e o Príncipe John reinava malvadamente o reino. E o Robin dos Bosques, esse herói dos pobres, e finalmente Ivanhoe, um cavaleiro que Scott nos apresenta.

Este livro ocupou IMENSO o meu tempo, há muito que um livro não ficava tanto tempo na cabeceira. Mas finalmente acabei, e acho que cada segundo valeu a pena.
As personagens não podiam ser as mais apropriadas, não faltando os cavaleiros, as damas, os castelos, a floresta, os fora-de-leis que caracterizam a Idade Média. A acção é, desde o princípio, cativante, e é com emoção que li as cenas dos torneios e batalhas, ou as conspirações e paixões.

No fim do livro, ainda fiquei admirado com a mestria, e confesso que fiquei... triste, mas no bom sentido, se é que me percebem! Adorei o livro, e essa adoração inclui um pouco essa tristeza... Claro, não falarei muito mais para que possam ter a oportunidade de ler!

Decididamente, tornei-me um fã da Idade Média!
(uma curiosidade, para quem leu Os Pilares da Terra e adorou como eu, este livro, cronologicamente, fala de uma história imediatamente a seguir à época do livro de Follett! =D Assim como O Talismã, que se sucede aos Pilares e antecede este!)
Qualquer amante de História ficará fascinado. Eu fiquei. E não foi o facto de ler na língua original que tirou o prazer da leitura.

10 comentários:

a disse...

Fica prometido ;), mas como tenho imensos livros na estante a fazer fila de espera, não será para já..
(ja comprei "A rapariga q roubava livros"). :)
Boas leituras.

Sandra Silva disse...

Parece-me uma interessante escolha.
:)

Pedro disse...

Beatriz,
compreendo, mais vale tentar ler os livros que estão na fila de espera... Embora o impulso de comprar livros seja grande! =D
Acho que vais gostar de "A Rapariga que Roubava Livros", eu adorei...

Gotinha de Água,
é uma boa escolha, isso te garanto!

Cristina disse...

Parece-me muito fixe. Estas temáticas históricas interessam-me sempre. O meu irmão tem o livro, mas ainda não lhe peguei. Depois da tua crítica, não como adiar muito mais, pois não? :)

Boas leituras!

Célia disse...

Parece-me bem! Tenho-o lá em casa e espero lê-lo brevemente :)
Já agora, demoraste muito tempo a lê-lo porque era em inglês?

Pedro disse...

Cristina,
vale a pena. Não, não adies mais =) Lê! ;D

Canochinha,
talvez, porque trata-se de um inglês mais antiquado... E acaba por puxar mais a minha atenção a pequenos pormenores. Um capítulo ocupava mais tempo.
Mas foi uma leitura muito boa. Português ou inglês, acho que o sentimento é o mesmo. Nem me vi embaraçado.

Um grande abraço

anaaaatchim! disse...

Pedro... ler in english Bolas! Tu estás um profissional :)

Cidchen disse...

Hum, eu bem preciso de um livro interessante em inglês para não perder a língua!

Quanto ao ter de fazer um post sobre o futuro, isso já é mais complicado, mas ao mesmo tempo curioso.... será que conseguia alcançar todos os objectivos?

Beijinhos*

Antunes Ferreira disse...

LISBOA * PORTUGAL
ferreihenrique@gmail.com


Boas Dom Pedro (com ou sem Inez)

Vi que estiveste no Travessa. 'brigadinho. Mas foi visita de médico. Volta logo com mais ardor e com o mesmo valor. Hahahahahaha

Passei de novo por aqui para saber de ti e das tuas coisas. Parece-me que vão óptimas. Parabéns! Já to disse, mas repito, que gosto deste blogue. Voltarei, um destes dias. Tu merece-lo; e, além disso dá-me um ganda gozo!
Abs

A Respigadeira disse...

Olá Pedro!!

Depois de um período de ausência, é muito bom regressar e ler as tuas dicas. Estava mesmo com saudades.

Em relação a este livro (que nao conhecia, confesso), fiquei muito curiosa. Adoro a Idade Média, especialmente a Alta Idade Média. Obrigada pela dica.

Um beijo do tamanho do Universo