A escola começou...

Pois é!... Começou o ano lectivo.

Eu ando no 10.º ano. O que, poderão saber, já não é pêra doce!
Continuo a ler como se nada fosse... Mas também é verdade que, sem as queridas férias, o tempo reservado para os livros escassa!

Nestas altura a melhor solução é: ler à noite. De dia estou enfiado na escola e é quase impossível avançar muito na leitura, tirando os pequenos momentos na biblioteca. De resto, à noite, consigo ficar acordado nem que seja para ler um só capítulo!
Foi na biblioteca da escola que li a obra completa de Lucky Luke, de Mafalda, de Gaston, de Astérix e de Calvin&Hobbes! E é assim que geralmente passo o tempo! Talvez este ano adopte um livro para ler nessas ocasiões...
Além de que é quase impossível levar um livro na mala. Apenas duas disciplinas e a mochila já pesa! Embora seja de louvar a atenção que cada vez mais se dá ao problema.

Gosto quando os professores nos dão listas e dizem: escolham um livro. Claro, para quem gosta de ter livros e lê-los, esta é a nossa decisão preferida... É que para estes livros não há desculpas, pronto, tem de se comprar compra-se logo! =D E lê-se! e desta maneira acabamos por ler mais do que pensamos.


E portanto, com o fim das férias, vou lançar uma nova pergunta:

Quantos livros leram durante as férias?

Em breve disponível ;)

E, também em breve, os resultados da última pergunta!

14 comentários:

Cristina disse...

Como as minhas férias foram mais pequenas, e tentei aproveitá-las ao máximo, posso dizer-te já que li menos do que gostaria. 1 livro e meio qs.... Pouco, muito pouco, para aquilo que gostaria.

Pedro disse...

cristina,
como tenho "férias de estudante", acabo por ter mais tempo... O que me levou a ler mais livros!
Já se encontra disponível a sondagem onde podes votar o número de livros que leste!

Isabel Maia disse...

Antes de mais, bom regresso às aulas. O secundário, realmente, não é pêra doce. Dá muito trabalhinho e muita dor de cabeça. As minhas incursões pela biblioteca da minha escola, quando não eram para estudo ou pesquisa, eram também para me sentar num cadeirão com um livro de BD. Fiquei fã da Mafalda e do Calvin&Hobbes.
Livros de férias, contando com "O Sétimo Selo" que ainda deve ser começado em tempo de férias, foram 10. E sempre lidos à hora de dormir até hora tardias (era raro o dia em que não desligava as luzes por volta das 3h da manhã).
Boas leituras :)

Ana Beatriz Frusca disse...

Bom regresso às aulas. Minhas ferias foram bem curtinhas:menos de 15 dias.Como minha mãe é professora ela sempre traz livros pra mim da biblioteca.
Inventário das Sombras é um trabalho jornalistico aonde vários escritores famosos de diversos países foram entrevistados. Eu adorei!
Beijos.

JPD disse...

Olá Pedro

Tendo sido essas algumas das tuas leituras de férias, então estás de parabéns.
Foram excelentes escolhas.
Um abraço

Anónimo disse...

Olá Pedro.
Este é um post que me deixou um tanto intrigada. Então andas no 10º ano? Fiquei muito surpreendida por o saber, visto que não é habitual ver-se jovens de tua idade tão dedicados à leitura, sobretudo tendo em conta alguns dos autores de que mais gostas.
Eu sempre li mto. Quando tinha essa idade, era das poucas pessoas entre o meu círculo de amigos que se dedicava à leitura e aqueles que liam dedicavam-se a bandas desenhadas, na sua maioria.
És um exemplo a seguir!

flicka disse...

Bom regresso às aulas!!
Em tempos de trabalho, leio num mínimo de 1 hora e máximo de 2 horas em cada dia. Em férias, depende dos dias, ou seja, houve dias de férias em que não li nada mas também houve dias em que li mais do que 2 horas... Por isso, cada mês leio em média de 4 livros. No mês de Agosto só li 3porque o livro "Salto Mortal" tinha quase 900páginas, pois!
Boa sorte para o curso, que te corra tudo bem, bons estudos e boas notas! ;o)

Pinheiro Asiático disse...

Eu supostamente estou agora a entrar na faculdade.

Olha, li 2 livros e fiquei bastante satisfeito pois são livros fantásticos. O primeiro como ja tinha falado em alguns posts foi "A Conspiração" de Dan Brown e o segundo foi "Gestão segundo a Apple" (gostei tanto deste livro que o li em 3 dias!). O ultimo livro é optimo para quem é fã da apple mas a cima de tudo é perfeito para ver os erros que a apple cometeu ao longo da sua vida e como os resolveu. Conclusao: Um livro optimo para quem está em Gestão. ;)

Bom regresso às aulas!

a disse...

He, bom regresso às aulinhas! :D Eu também já comecei, estou no 11.º e pelo que ouvi dizer não é mesmo "pêra doce"... o ritmo de leitura vai ser muito lento mas pronto.. não dispenso nem que sejam 5 páginas à noitinha. ;P

Ana Carolina disse...

Também eu ;) Foi uma sensação mesmo inesquecível e por isso recomendo :)

Bom regresso às aulas, eu acho que li 2 ou 3, e é bom ler. Se bem que nota-se que lê muito, o que achou de, se já o ler, "Memorial do Convento", do Saramago.

Pedro disse...

Isabel,
é verdade, a banda desenhada acaba por ser um entretenimento muito bom...
Já li "O Sétimo Selo" também!
Olha, eu também me deitei sempre a essa hora... xD Além de ter o dia todo ainda ocupava a noite a ler na caminha, antes de deitar...

Biazinha,
olha, com livros da biblioteca pelo menos não tens que falte!
Não conhecia esse livro... Será que está editado em Portugal? Não encontro... Mas fiquei com algum interesse!

JPD,
estas férias foram bastante proveitosas. Muitos e bons livros, poucos me desiludiram...

Djamb,
pois é... eheh, sou AINDA do 10.º ano. Bem, isto até serve para me conhecerem melhor, até porque na blogosfera criamos amizades e poderemos imaginar quem está por detrás! Mas é verdade, sou do 10.º mas excelente aluno (até agora). Eu também, desde pequeno, que fui habituado a ler muito, a gostar de livros, e pronto agora isto não se cura! =P
Obrigado! =)

Flicka,
claro, compreendo que o número de livros lidos seja muito condicionado pelo número de páginas! Alguns até se lêem rápido, outros gostam de puxar... Talvez o maior livro que tenha lido nas férias tenha 550 páginas, "A Tormenta das Espadas"! No entanto, é de citar que li os cinco livros da saga até agora publicados seguidos, e uma trilogia de Isabel Allende! Outros foram muito pequenos, como o livro sobre Misarela ou "Máscaras do Destino" de Florbela Espanca...
Obrigado!

Pinheiro Asiático,
dois bons livros, o de Dan Brown já li e embora tenha gostado achei o mais fraquito... =/ Já o outro, parece que devo aconselhar a quem seguir a área! =D
Boa sorte para a faculdade ;)

Beatriz,
boa sorte para ti também!
Desde que começaram as aulas que a leitura está significativamente mais lenta, mas quanto a isso também não se pode fazer muito, né? ;)

Ana carolina,
esse de saramago ainda não li, na esperança de o ler na escola! =D

Um grande abraço

anaaaatchim! disse...

Pedro quer seja tempo de trabalho ou de férias, quando se fica por casa, e se tem uma piolha a seu cargo, o tempo dedicado aos livros acaba por ser o mesmo...

A minha média actual acho que baixou ligeiramente... ando a ler um livro a cada semana e meia *suspiro*

Livros em 2ª Mão disse...

Férias férias não as tive e as leituras dependem muito do estado de espírito/cansaço, portanto nos últimos tempos não têm sido muitas: 2,5 por mês.

Bom começo de ano ;)

Cidchen disse...

Eu normalmente quando estou de férias, é quando não leio nada! LOL
Mas desta vez, levei um livro para a praia comigo :) O da vida sobre a Amy Winehouse.