Enquanto o tempo passa...

Vai uma sugestão?

Para quem gosta de ler...



"Jonathan Strange e o Sr. Norrell", de Susanna Clarke, é um livro estranho e que nos deixa a ruminar. Confesso que, quando acabei o livro, primeiro pensei: "Gostei?". Mas acho que é como andar de montanha russa (uma opinião pessoal): a primeira vez deixa-nos pouco entusiasmados, e só depois nos apercebemos o quão bom foi (e agora adaptem uma experiência vossa).

Aconselho o livro, simplesmente fantástico. Mistura história, fantasia, eu diria tudo! Mistura Tolkien, Austen, Pullman, Rowling, mistura tudo e por isso é tão rico!

É um livro grande, literalmente, muitas páginas, bem grosso e com umas letrinhas, além de que já é grande de página! Mas é um livro que nos agarra, que nos atrai maravilhosamente, que nos fascina, que nos vai fazer viajar e atravessar uma experiência inesquecível. Além disso, é simplesmente... imprevisível.

Aconselho, não se assustem, vão adorar (espero eu)!

9 comentários:

Anónimo disse...

Este livro sempre me suscitou curiosidade, já estive para o comprar várias vezes mas depois acabei sempre por não o fazer. Fiquei sempre na dúvida se me iria agradar apesar de sentir sempre uma certa atracção em relação aos resumos do seu conteúdo. Quem sabe da próxima não arrisco!

Pedro disse...

Pode parecer demasiado, mas não te assustes e arrisca! Poderá ser um livro que ocupará muito do teu tempo, mas embrenhas-te numa história que agarra até à última página. ;)

anaaaatchim! disse...

Sou uma ignorante... dos escritores que mencionas, acho que nao conheço nenhum :/ Rowling é a do Harry Potter, ou outo/a Rowling? Nem o Harry Potter li, apesar de ter comprado os 7 no final do ano passado, e de estarem em fila de espera para leitura...

Este é um livro "verosímil" ou "fantástico"? (não costumo ir muito à bola com os fantásticos...)

Pedro disse...

Rowling é mesmo a autora de Harry Potter, livros que também posso aconselhar.
Tolkien é o autor de O Senhor dos Anéis. Com certeza conheces, tanto os livros como os filmes!
Austen, refiro-me a Jane Austen, autora de Orgulho e Preconceito ou Sensibilidade e Bom Senso, ambos adaptados para o grande ecrã. Os seus livros românticos abordam temas como a sociedade no séc. XIX, romances de época.
Pullman é o autor da trilogia "Mundos Paralelos", fantasia cujo primeiro volume foi recentemente adaptado para cinema (A Bússola Dourada, em literatura Os Reinos do Norte).

Portanto, estes são os autores que menciono.

Este livro é... Bem, como disse, mistura tudo, passa-se na época das invasões napoleónicas (e após), embora o seu tema puxe um pouco mais pelo lado fantástico... De qualquer maneira, e tal como disse, o facto de a fantasia estar no meio da realidade torna o livro impressionante, e deveras fascinante. Também tem um pouco de suspense e mistério, associados a livros que sei que gostas.

Só te posso aconselhar a pegar nele e folheá-lo, uma vez que se pode afastar um pouco do teu tipo de livro...

A Respigadeira disse...

Tolkien, Austen, Pullman, Rowling?
Agora fiquei mesmo com vontade de o ler!

Sabes o que admiro em ti? É essa capacidade de leitura, da tua opinião tão pessoal, sincera e, ao mesmo tempo, humilde. És um excelente critico!

Beijinhos e bom fim-de-semana.

Pedro disse...

Obrigado, Clara. Tens sido uma visitante frequente, deixando sempre uma opinião e um elogio... =$ Obrigado... =)
E bom fim de semana.

Sandra Silva disse...

Fiquei com água na boca depois de ter lido esta crítica. Fica na minha lista inerminavel de livros a ler (que a mim, parece-me, nunca chegará ao fim ).
Gostei das críticas deste blog. Irei passar a vir aqui com frequência...

Pedro disse...

Olá, gota de água!

Obrigado pela tua visita e por decidires continuar.

À partida, temos uma coisa em comum: uma lista interminável! Nunca chegará ao fim, mas creio que isso até são boas notícias... ;)

Um grande abraço

Célia disse...

Confesso que o livro me suscita curiosidade... Aliás, é recomendado por uma das minhas escritoras preferidas, a Juliet Marillier. O facto de ser um desafio, segundo a tua opinião, só o torna mais interessante!